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A gente sabe que não tá fácil, que cada dia é diferente e cada cantinho do mundo também. Mas é um fato: temos que nos adaptar pra poder atender nossos clientes com carinho e segurança em tempos de covid-19 e quarentena. Sabemos que cada lugar tem sua realidade, mas vamos dar aqui algumas dicas que você pode implantar na sua loja. Vem com a gente ver 10 dicas de como adaptar as vendas aos tempos de covid-19:

1. Fique atento às regras da sua região. Parece óbvio, mas é realmente importante, ainda mais em tempos de mudanças constantes.

2. Pense na segurança e higiene dos funcionários e clientes: como manter distâncias seguras, oferecer álcool gel na entrada, ter uma placa com regras de segurança, usar máscaras e face shield (se quiser, nós oferecemos, e você pode pedir no nosso whatsapp), etc. Importantíssimo é estar todo mundo protegido!

3. Dê um kit com itens essenciais para cada colaborador. Ah, e não esqueça de explicar como usar.

4. Além de produtos, ofereça serviços. Por exemplo: entrega em casa por telefone ou whatsapp. Mesmo que tenham que pagar entrega, muitas pessoas estão preferindo esse custo a mais para não ter que sair de casa.

5. E que tal vender por drive-thru? Seu cliente pede, você embala e ele passa de carro pra pegar, diminuindo bastante a exposição e o contato.

6. Esteja online. Sim, especialmente Facebook e Instagram são excelentes vitrines, e sua loja pode ser lembrada mesmo à distância, mesmo fechada. Se você realmente estiver animado, considere uma conta de Tik Tok, a rede social do momento, especialmente entre os mais jovens. Também pode ser legal aproveitar os contatos que você tem pra enviar novidades por whatsapp. Cuidando pra não exagerar, claro. Importante: use as listas de difusão, não crie um grupo onde todos podem falar. Ah, e-mail também pode ser interessante.

7. Conte a sua história. É um momento difícil pra todos, mas todos também querem ajudar. Contar a história do seu negócio ajuda as pessoas a se conectarem mais à sua loja. Vale lembrar que o movimento de comprar local está super forte, e tem até uma tag no instagram.

8. Ofereça também itens essenciais. Já pensou que você pode ser útil para seus clientes se oferecer máscaras  de tecido, face shields e álcool gel? 

9. Seja útil. Esteja perto, converse, escute as necessidades do seu cliente. Sim, a gente sabe que essa é dica é pra sempre, mas neste momento é ainda mais importante estarmos juntos e ser solidários.

10. Prepare-se para surpresas. Sim, vale saber que é possível ter que repensar os planos e se adaptar. Leia o que está rolando em lojas de outros países para se adaptar. Isso ajuda a ter ideias tanto para agora como para o que pode vir.

E lembre-se, estamos juntos nesta. Isto vai passar.

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