É muito comum que algumas crianças tenham dificuldade pra dormir, ou ficar no quarto sozinhas por causa do medo do escuro. Pensando nisso, a gente reuniu aqui algumas dicas de como driblar o medo de escuro, olha só!
- Não menospreze o medo dele
Ficar dizendo que “isso é besteira”, ou dando a entender que ela não deveria sentir medo disso, é uma péssima atitude, pois, além de se sentir sozinha na situação, faz a criança se culpar e ter insegurança em si mesma.
- Não diga pra não ter medo.
É a mesma coisa que falar pra alguém estressado não se estressar ou pra alguém nervoso relaxar: simplesmente não funciona e até causa o efeito contrário. Faça ele entender que ter medo do escuro é normal, natural e que com tempo a gente aprende a superar.
- Objeto amigo
Uma boa tática é fazer ela sentir confiança em algum “amiguinho” inanimado, como um ursinho, um bichinho de pelúcia ou um boneco, para lhe fazer companhia enquanto dorme.
- Derrotando os monstros
Se um dos principais medos da criança é de monstros, faça diferente e mostre pra ela filmes onde os monstros podem ser amigos, como Monstros S.A.
- Luz no fim do túnel
E se nada disso ainda foi o suficiente pra livrá-la do medo, nossa dica extra é comprar uma Luminária Amiguinha pra ela. Assim ela pode adormecer tranquilamente com uma meia luz harmoniosa e se apaixonar pelo novo clima e decoração do quarto.
Quer escolher a luminária ideal pro seu filho? vem ver as nossas super opções na nossa loja virtual.
Em tempo! Já viu nossa historinha pra inspirar seus filhos a dormir tranquilinhos e arrumar o quarto? Vem ler pra eles Luli e a Bagunça.
Juntar-se à discussão Um comentário