A Clarissa é uma das nossas sócias e é tão entusiasta da nossa composteira que resolveu pesar a quantidade de lixo que uma família produz. O resultado? Ela nos deixou impressionado com a quantidade de lixo que a gente pode evitar enviar para os aterros em uma família de quatro pessoas. Espia só:
Desde que surgiu a ideia de fazermos uma composteira da Usare, eu me empolguei. Sempre separei lixo, a ponto de ter em casa lixeiras para cada tipo de reciclável. Mas nunca havia compostado, em especial pela questão das minhocas. Agora essa composteira não teria minhocas, aditivos, nada. Só lixo. Testei todos os protótipos e melhorias e com isso acabei com 4 composteiras em casa.
É muito adubo! Final do ano passado saímos dando adubo de presente para família, amigos e vizinhos. E isso me fez pensar – quanto lixo estamos “salvando” dos lixões?
Finalmente decidi fazer a conta. Me propus por um mês pesar o lixo antes de jogar na composteira.
Um contexto antes do resultado: somos uma família de quatro pessoas que fazem bem dizer apenas uma refeição – a janta – em casa durante os dias úteis. (Bem dizer porque o café da manhã muitas vezes é pulado e não costuma gerar lixo que vá pra composteira além de borra de café ou uma eventual casca de banana).
Em junho, período de 30 dias, jogamos 12,8 quilos de lixo na composteira.
Pode até não parecer muito quando pensamos a nível individual. Mas façam umas contas aí junto com essa pessoa de humanas que aqui escreve:
- Primeiro, 12,8kg em um mês vezes 12 meses no ano: só a nossa pequena família mandaria para o lixão 153,7 quilos de lixo em um ano
Agora, outra conta pior…
- Nossa cidade, Florianópolis, pelo censo de 2022 tinha 537.213 habitantes.
- 12,8kg dividido por 4 pessoas na minha família = 3,2kg por pessoa por mês.
- 3,2kg por pessoa vezes 537 mil pessoas em Floripa = 1.718.400kg de lixo em 1 mês!
- 1,7 MILHÕES de QUILOS de lixo indo para o LIXÃO no espaço de 1 MÊS!
- 20 milhões de quilos de lixo em um ano!
Tem como ser sustentável isso? Confesso que fiquei tão assustada que refiz as contas para ter certeza.
Evidente que não tenho o propósito de falar aqui como se fossem dados científicos. Óbvio que isso é o dado de um mês da minha família, com as nossas particularidades. Claro que tem gente que come mais fruta, menos verdura, só come coisa que vem de pacote… Mas óbvio também que a população hoje é maior do que em 2022. “Ah, mas eu como fora”. Tudo bem, mas alguém tá cozinhando pra você comer e produzindo lixo, né?
Independente das particularidades de cada ser humano e cada família, o fato é que todos produzimos lixo. E não dá pra descartar esses números, até porque se eu fosse chutar, de verdade e infelizmente, chutaria que o meu cálculo está abaixo da realidade.
Como diminuir a produção de lixo
E aí fico pensando… nossa composteira não pode colocar em grandes quantidades coisas como cebola e cítricos – um pouco disso a gente inevitavelmente coloca no lixo orgânico normal. Não pode colocar restos de comida com molho e tempero e não pode colocar carne de jeito nenhum. Então esse cálculo é só do orgânico que a gente NÃO está mandando para o lixão. Ainda tem uma quantidade razoável de orgânico que vai. Então poxa… é muito, mas muito lixo mesmo.
Ah, você tá querendo vender a sua composteira! Claro, uai! Mas não precisa comprar, não. Quero é fazer um convite para que você composte. Com qualquer composteira, de qualquer tipo, comprada ou feita em casa. Esse tipo de lixo não tem como a gente reduzir. Não tem como a gente parar de comer frutas e verduras, né? Mas tem sim como a gente mudar pra onde ele vai e o que acontece com ele. Sim, eu amo a nossa composteira porque ela pode ser usada dentro e fora de casa, não usa minhoca nem nenhum outro aditivo, ela é rotativa e não precisa ficar enfiando a mão pra mexer. Mas o que eu amo mesmo nela é o fato que ela ajuda a diminuir o lixo que vai pro mundo. Eu me apaixonei por isso e fico feliz toda vez que jogo meu lixo nela e toda vez que vejo aquele adubo lindo no final. E isso, toda composteira faz, não só a nossa. Então, composte!
Aqui foram 12,8kg em um mês. Na sua casa, eu não sei. Mas juntando a minha, a sua, a dela, a deles… é coisa pra caramba e uma diferença enorme no impacto que estamos tendo nesse planeta tão lindo.Vem saber mais sobre a nossa composteira e peça a sua aqui.