Skip to main content

Imagina aquele dia que você está numa calma profunda, paz, tudo tranquilinho… e você entra numa sala onde tudo é vermelho vivo e vibrante. Impossível continuar zen, certo? Sim, as cores influenciam no nosso humor, e vale muito a pena dar atenção a elas na arquitetura e decoração pra ajudar a potencializar as funções de cada ambiente. Vem com a gente saber mais sobre os efeitos psicológicos de cada cor e como usar elas em cada ambiente.

Azul é a cor ideal pra um ambiente de descanso, de calma. Pode ser usada em quartos, salas de estar e banheiros. Transmite a sensação de amplitude, por isso fica ótima para ambientes pequenos. Também tem a capacidade de aumentar o foco e a produtividade, e é boa opção para escritórios e salas de estudo.

Verde é a cor da harmonia e da tranquilidade, e pode ser ótima para quartos, banheiros e salas de estar. Representa equilíbrio e saúde, e pode ser usada em ambientes médicos e até em salas de aula e de reunião.

Amarelo é energia. Gera um clima confortável e aconchegante, e pode ser interessante em salas e ambientes pra receber os amigos e a família.

Laranja tem tudo a ver com comunicação e criatividade. Aposte nesta cor em escritórios, salas de estudo e ambientes de convívio e alimentação, como cozinhas e copas.

Vermelho pode ser aconchegante, mas vale usar com moderação. É a cor da força, do poder e do amor, e seus ambientes, geralmente salas, são aconchegantes e calorosos.

Branco pode trazer um clima de paz e calma, mas também pode dar uma sensação de vazio. É válido compor com elementos mais quentes, como chão ou detalhes em madeira e tecidos, ou ainda com outras cores. É excelente para ampliar espaços, pode ser usado em salas, áreas externas e consultórios médicos, já que traz a sensação de higiene e limpeza.

Preto traz um clima mais elegante e sofisticado. Pode ajudar a deixar espaços muito grandes mais íntimo. Mas vale não exagerar, dependendo da situação pode carregar o ambiente.


Você pode pintar paredes, o ambiente inteiro, o chão ou escolher peças de decoração nas cores que você precisa. E uma dica interessante pra criar o efeito que você gostaria é usar luminárias coloridas, que podem ser coloridas ou em LED, que mudam de acordo com o clima do dia e do seu humor.

Deixe sua mensagem

Close Menu

Categorias