11 dicas para vender mais no ponto de venda

By 18 de janeiro de 2020Dicas para lojistas

A gente sabe que você se esforça para encontrar os produtos mais interessantes e úteis para o seu cliente. Mas você sabe como oferecer estes produtos de maneira a facilitar e ampliar as vendas? Vem com a gente que vamos dar 11 dicas para você vender mais no ponto de venda.

  1. Planeje suas ações: antes de tudo, pare para organizar todos os pontos onde você pode melhorar. Pense em todas as ações que você pode realizar para criar uma boa experiência de compra para seus clientes. E isso vai desde chamar atenção dele, fazendo com que se interesse e entre na loja, à facilidade pra encontrar o que ele busca até um bom atendimento. E ainda passa por questões que ele nem se dá conta, mas que fazem com que os momentos que ele passe na loja sejam mais agradáveis, como um cheirinho e uma música ambiente.  
  2. Atraia o cliente:  criar um perfil de Facebook, Instagram e/ou Whatsapp pode ser muito interessante. Você pode não só atrair novos clientes como manter o contato, mostrando novidades e promoções aos seus clientes já fidelizados. Vez por outra nós oferecemos fotos dos nossos produtos para download nas nossas newsletters. Aproveite para divulgar, conte as vantagens e chame seus clientes para a loja. Veja mais dicas para deixar seu instagram lindo aqui.

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  1. Chame atenção do cliente: além de atrair quem está longe através das redes sociais, você pode atrair quem está passando na rua criando vitrines atrativas. Para isso, procure atualizar a exibição mensalmente. Coloque as novidades no centro, em destaque. 
  2. Aproveite temas e datas sazonais: já contamos aqui como você pode criar uma ambientação de Halloween para a sua loja. A verdade é que qualquer época do ano ou data especial pode ser explorada e tornar a experiência de compra mais divertida. No carnaval você pode colorir tudo, no dia das mães expor mais produtos femininos, no dia dos namorados fazer um clima muito amor… e assim renovar sempre o ambiente, pra cada vez que o cliente passar por ali, sentir que tem uma novidade que vale a pena conhecer. Nas épocas mais importantes para vendas, como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças e Natal, nós oferecemos testeiras para os expositores. Não esqueça de pedir para o pessoal do nosso comercial.
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  3. Facilite a busca por produtos: a organização da loja é importantíssima para vender mais no ponto de venda. Vale pensar que assim como há clientes que têm o hábito de perguntar ao vendedor, outros procuram o que buscam, e se não encontram vão embora. Então facilite o encontro entre cliente e produto. Se você tem muitas peças, separe por categorias, massificando os produtos: junte canecas com canecas, objetos de papelaria etc. Para as luminárias Usare, recomendamos muito que você use nossos expositores. Além de deixar os produtos juntos e destacados (já que o fundo é preto), elas podem ficar acesas, mostrando como ficariam na casa do cliente. Espie também mais dicas de exposição.
  4. Crie um ambiente atrativo visualmente: além da organização, a parte mais funcional, você também pode ter elementos decorativos (à venda ou não) para vender mais no ponto de venda. Por exemplo: você deixa a maioria das luminárias Usare no expositor, mas posiciona uma em destaque na vitrine, perto do caixa ou em algum ponto que ela ajude a deixar a loja mais bonita. Aqui a gente fala em como usar as luminárias Usare como elemento decorativo.
  5. Cuide com o excesso de informações: criamos um tópico só para isso porque realmente consideramos esse ponto válido. Não adianta ter produtos incríveis perdidos no meio de uma enorme bagunça. Priorize produtos e cuide com o excesso de cartazes, materiais de PDV etc. etc.
  6. Aposte em sensações sensoriais: sabe quando a gente vai no shopping e passa perto de uma loja e já vem a lembrança dela na cabeça, mesmo sem parar pra olhar a vitrine? Sim, é muito provável que tenha influência do aroma. E você também pode escolher um cheirinho para a sua loja e aplicar todo dia, sempre que chega no ambiente. Se for algo discreto e as pessoas comentarem positivamente (sugerimos fortemente que você pesquise entre amigos e clientes mais próximos se o aroma é agradável), que tal dar uma espirradinha no embrulho do presente? Assim, o cliente lembra da sua loja no momento em que estiver abrindo o pacote em casa. Para estimular a audição, sugerimos criar uma playlist que tenha a ver com o seu público. Balinhas e cafés podem ser bem-vindos e estimular o paladar. Lembramos de um cartório aqui em Florianópolis, aparentemente um serviço mais formal, que era conhecido por oferecer café e uns amendoins deliciosos.
  7. Crie um ambiente aconchegante: você já reparou se seus clientes vão à loja acompanhados? Será que não vale pensar em uma poltrona em um cantinho da loja? E que tal um espaço para as crianças brincarem, desenharem e deixarem a mãe mais tranquila para procurar o que veio buscar? Nós sabemos, são muitos detalhes. E tudo vai depender do seu espaço, do seu investimento, etc. Mas pense nisso para vender mais no ponto de venda. 😉
  8. Ofereça algo mais: são pequenos detalhes que podem ajudar seu cliente e ainda aumentar o ticket médio da sua loja. Tenha sempre perto do caixa:
    – Produtos que todo mundo precisa e nem se dá conta, como pilhas e canetas.
    – Coisinhas fofas que podem trazer uma gracinha no dia a dia, como chaveiros e balinhas.
    – Cartões que podem complementar o presente e ajudam  sua loja a vender mais no ponto de venda.
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  9. Cuide do atendimento: sim, é claro que você sabe, mas vale lembrar que profissionais simpáticos e comprometidos fazem toda a diferença em uma venda no ponto de venda. Pra isso é bem importante que eles saibam todas as informações dos produtos e sobre a loja. Cursos podem ser úteis. Uma dica: qualquer pessoa é mais simpática e feliz com o mundo quando está satisfeita. Não deixe de conversar com sua equipe, saber se estão bem e se você pode fazer algo pra melhorar. Pronto pra colocar tudo em prática? Pegue agorinha um papel e uma caneta e comece planejando, como sugerimos lá na primeira dica! E boas, aliás ótimas, vendas!

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