Skip to main content

Você tá reformando a casa, pede um projeto pra um decorador. Mas é muita coisa pra comprar, aí tudo atrasa, dá um imprevisto no piso, o orçamento estoura… e você acaba escolhendo a iluminação que dá, que vai resolver a situação naquele momento. Ok, a gente sabe que decorar não é fácil, e a gente perdoa se você (ainda) não conseguiu dar tanta atenção à iluminação na decoração da sua casa. 😛 Mas você precisa saber: quando você entra em um ambiente lindo e sente um clima gostoso, pode ter certeza: ele tem a luz certa. Vale a pena investir nisso.

Vem espiar as nossas dicas de iluminação que a gente vai explicar direitinho porquê. Vamos falar um pouco sobre os tipos de iluminação (direta, indireta e difusa). E também como podemos escolher uma ou outra, dependendo do ambiente que queremos criar.

Iluminação direta

É quando a luz está focada em um ponto específico. É muito utilizada nos escritórios, ambientes de estudo e espelhos de banheiros. Ela facilita o uso do computador, a leitura, a maquiagem e funções que precisam de bastante luz. Também é muito usada pra destacar algum objeto de decoração, como um quadro na parede.

Se ela tem a ótima vantagem de iluminar bem os ambientes e objetos, é também mais cansativa, porque é mais dirigida.

Nós conseguimos criar iluminação direta com pendentes, spots e luminárias de mesa daquelas com foco definido.

Iluminação indireta (ou rebatida)

É aquela que não tem um foco muito dirigido, que ilumina o ambiente inteiro. Funciona como uma luz de ambientação e dá um clima de aconchego. Ela é mais suave e difusa.

Como a luz primeiro incide na superfície pra depois ser refletida, ela é mais uniforme, muito menos invasiva e traz um clima especial. Sabe aqueles restaurantes mais acolhedores, com ar intimista e um clima romântico? Geralmente usam muita luz indireta, que pode vir de uma arandela ou de um spot indireto.

Iluminação Difusa

É quando a gente usa um difusor (que pode ser vidro, acrílico ou, no nosso caso, polietileno) pra suavizar a luz. Ela não se espalha tanto, e traz conforto visual. E mais: conforto ao ambiente de uma maneira geral, deixando um climinha quente e acolhedor. Sabe quando você coloca uma Luminária Dado em um cantinho e sente que fica mais aconchegante? É isso! 😉

Explicando melhor: o material das nossas luminárias, o polietileno, é ótimo pra suavizar luz e criar esse ambiente.

luminaria_dado_usare

Pra finalizar as dicas de iluminação

Não existe a luz certa. Sim, uma luz difusa é mais agradável, mas não vai ser nada fácil ter que encontrar algo no fundo do armário só com a luz dela. A direta é sim mais potente. Mas, se a ideia é curtir um vinhozinho com alguns amigos, por favor, pode apagar o refletor. Acenda uma luminária difusa, um spot dirigido pra parede, faça alguma coisa pra quebrar esse climão.

E voilà! Depois dessas dicas de iluminação, tudo pronto pra pensar na iluminação na decoração da sua casa?

Juntar-se à discussão 6 comentários

Deixe sua mensagem

Close Menu

Categorias